sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Diários Colinérgicos IV

Postado originalmente no Blog Bar da Net

by Outran Borges Jr.

(Mein Gott!) Então… tinha uns conhecidos meus - cuja banda costuma fazer o acompanhamento musical das missas de uma paróquia local – que estavam ensaiando “Imagine” de John Lennon pra tocar na igreja. Curioso pelo fato dos caras pretenderem tocar num templo religioso uma música que imagina um mundo perfeito sem religiões, perguntei a um deles o que achava da canção:

“É uma música muito bonita, que fala de da salvação e do paraíso. O John Lennon ficou com remorso por ter dito que era melhor do que Jesus Cristo e fez esa música pra se redimir dos seus pecados”, afirmou o tecladista do grupo, acreditando que Deus escreve morse sobre linhas braille.



Pois é nesse clima, digamos, nonsense, que você pode encarar o álbum-de-natal-ou-qualquer-coisa-assim da Susan Boyle, “The Gift” (2010). A Susan é aquela prima do Shrek com uma voz de Fiona que apareceu num freak show um dia desses (vocês que assistem TV, devem saber). O álbum traz “noite feliz” e aquelas tranqueiras de sempre. Mas o engraçado mesmo é ver a tia cantando “Perfect Day” do Lou Reed, num arranjo que parece saido da trilha-sonora do Senhor dos Anéis (Imagine a Enya cantando “It’s a perfect day, drink sangria in the park…”). Depois ela ataca de “Hallellujah”, de Leonard Cohen, que também NÃO é uma canção religiosa (é uma letra genial, que utiliza metáforas religiosas, mas fala de um relacionamento), embalada num arranjo brega horripilante… Isso é oligofrenia ou Dona Susan está gozando com a cara de todo mundo? Dê de presente pra sua avó na noite de natal, mas antes coloque uma dose extra de vinho no ponche dela.



Existe metal psicodélico? Kylesa é uma banda de Savannah, Georgia, que acaba de me deixar com essa dúvida. Como diz o Allmusic, eles são fundamentalmente uma banda de metal (ou seja, fazem barulho, se você gosta de suavidade volte para álbum acima), mas trazem uma sonoridade viajante incomum para o gênero. O álbum Spiral Shadow (2010) está sendo uma das gratas surpresas do mês. A faixa-título já entrou na minha playlist aqui, mas o álbum tem muita coisa interessante, é daqueles que você ouve várias vezes pra sacar os detalhes dos arranjos. Confira faixas como “Drop out” e “Dont look back” pra viajar junto com os caras. Dê de presente pro seu tio doidão na noite de natal, mas cuidado pra quando estiver distraido ele não colocar LSD no seu ponche.

That’s all folks!

E não se esqueçam de colocar o mingau de Cremogema na janela pra esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário